Quinta-feira, 22 de Novembro de 2007

A Casa da Juventude de Odivelas

A Casa da Juventude, situada na zona nobre do concelho, junto aos Paços do Concelho, abriu as portas, no dia 18.

Este espaço conta com uma sala polivalente, uma sala de estudo, uma sala de informática, uma sala de apoio psicológico e uma sala de formação. Na Casa da Juventude, os jovens com idades compreendidas entre os 13 e os 35 anos podem estudar, assistir a debates, ver exposições, participar em workshops e ateliers, adquirir o cartão-jovem ou de alberguista, reservar pousadas de juventude e obter informações sobre as mais diversas áreas.

Este edifício é o primeiro, no concelho, a estar interligado através de tecnologia wireless, que permitirá a conexão entre diferentes pontos sem necessidades da utilização de cabos.

Aconselhamento, apoio psicológico, orientação vocacional, questões ligadas ao emprego, habitação, associativismo juvenil e voluntariado, entre outros também têm o seu "espaço" na Casa da Juventude.

O equipamento também conta com uma zona para informar e divulgar projectos dinâmicos e inovadores, das mais diversas áreas artísticas, nomeadamente pintura, música, fotografia, dança, teatro, cinema, escultura, desenho, poesia.

Em dia de festa, o espaço contou com um momento música por um jovem munícipe e aluno do Conservatório, Tiago Rodrigues, bem como com duas caras conhecidas da série televisiva "Morangos com Açúcar".

Para Susana Amador "este espaço é o culminar de um projecto arrojado". A Presidente da Câmara, que inaugurou o equipamento, destacou que a Casa da Juventude "constitui hoje a resposta há muito aguardada pelos jovens de Odivelas, que não tinham um espaço que pudessem chamar de seu".

De referir que a abertura da Casa da Juventude traduziu-se na recuperação de um edifício histórico que estava em avançado estado de degradação. A abertura deste equipamento foi acompanhada da requalificação urbana do espaço envolvente, recebendo, desse modo, um dos monumentos mais emblemáticos do concelho, o Cruzeiro, a dignidade e destaque que o monumento merece. A requalificação passou também pela libertação do espaço para as pessoas, terminando a circulação viária ali existente, surgindo uma área pedonal.

publicado por tecnicodesign10m às 00:30
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 2 seguidores

.Escola Secundária de Caneças

.Contador


Free Counter

.Dezembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Projecto Criarte / Memóri...

. Projecto Criarte / Memóri...

. Projecto Criarte/Memória ...

. Projecto Criarte/Memória ...

. Projecto Criarte/Memória ...

. Criarte, Inovar os lugare...

. Cidades criativas

. A Casa da Juventude de Od...

. Visita de estudo à Exposi...

. Visita de Estudo ao Museu...

. Arquitectura e Humanismo

. Requalificação do espaço ...

. Criação

. Conceitos

. Constituição da turma

. Em construção

.links

.pesquisar

.arquivos

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.tags

. todas as tags

.Caneças

.Odivelas

.Câmara Municipal